BENCHMARKING E O EMPREENDEDORISMO
O Benchmarking é baseado num processo de observação e análise de dados, quantitativos e qualitativos. Permite ter uma noção de onde há erros metodológicos e como podem ser corrigidos.
Há uma forma metódica de como fazer Benchmarking de forma a ajudar o empreendedor na construção da sua empresa para o sucesso. Os passos são os seguintes:
- Avaliar a própria empresa
- É preciso abarcar todos os processos, erros e acertos da própria empresa para, então, perceber como se atua para a concorrência e, finalmente, determinar o que deve ser mantido e o que deve ser alterado.
- Indicar pormenorizadamente quais são as áreas existentes na empresa, assim como respetivos processos e responsáveis. Fazer um levantamento com auxílio dos relatórios, de quais são as áreas que estão com dificuldades para atingir os resultados esperados e também como aquelas que superam as expectativas.
- Avaliar empresas referências
- Nessa etapa, o ideal é ter como exemplo empresas que possuam metodologias e tecnologias de ponta de maneira que seja possível compreender como diferentes soluções podem alcançar diferentes investimentos e estruturas.
- Internamente na empresa, listar minuciosamente os produtos, serviços, metodologias e estruturas da concorrência, de maneira que possa ser realizada uma comparação entre os processos internos e externos.
- Definir falhas e correções
- Com a pesquisa dos processos realizados na empresa e em todo o mercado, definir quais são os pontos fracos ou os pontos fortes que devem ser reforçados. Defina KPI’s (Key Performance Indicator), pontos de performance cruciais para todo o processo.
- Definidos os KPI’s, é o momento de traçar as estratégias e ações necessárias para a otimização dos processos.
- Traçar estratégias e projeções
- As estratégias e planos de ação para a otimização dos processos, muitas das vezes, está na própria referência pesquisada.
- Contudo, é preciso ter credibilidade e não ter a necessidade de copiar o modelo de negócio, pois assim só vai ser mais uma no mercado e a empresa não vai criar, nem agregar valor para que seja diferenciável perante toda a concorrência.